A história resumida da fundação de Blumenau (SC)

A história resumida da fundação de Blumenau (SC)

20/08/2024

Talvez você já tenha feito a sua reserva e comprado as suas passagens para conhecer a cidade mais alemã do Brasil. Mas você conhece a história da fundação de Blumenau?


Quando você entende melhor a história do próprio país, todo passeio fica muito mais delicioso e intrigante, não é mesmo? Aperte os cintos e aproveite a viagem!


Uma breve introdução


Blumenau, uma das mais encantadoras cidades de Santa Catarina, carrega consigo um legado histórico riquíssimo que remonta ao século XIX. É seguro afirmar que a sua fundação é um marco essencial para a imigração europeia no Brasil.


Tudo começou com a visão de um homem: Hermann Bruno Otto Blumenau, um filósofo e farmacêutico alemão. Fascinado pelas possibilidades do Novo Mundo, Blumenau decidiu empreender uma jornada para o Brasil, com o objetivo de estabelecer uma colônia agrícola.


Para iniciar os trabalhos, Blumenau precisava de uma autorização do governo provincial, a qual foi concedida em 1850. Acompanhado de outros 17 colonos, chegou às terras anteriormente virgens da Mata Atlântica, onde hoje se encontra a famosa cidade.


As terras férteis da região certamente encantaram a todos os imigrantes, além do clima propício para a atividade agrícola. Isso, claro, sem contar com as temperaturas mais amenas do que no resto do Brasil - algo certamente tentador para os imigrantes europeus.


Como foi o começo da construção de Blumenau?


A vida na colônia recém-fundada certamente não foi fácil para nenhum dos envolvidos. Os primeiros anos foram marcados pela adaptação ao clima tropical, pela construção de novas edificações e pela construção de toda a infraestrutura necessária para a vida ser possível no longo prazo.


Além do mais, a comunicação com o mundo exterior era bem mais complicada na colônia. Contudo, mesmo a distância não foi capaz de afetar a perseverança dos colonos trazidos por Blumenau.


Com o tempo, mais e mais colonos chegavam à cidade; eram, em sua maioria, alemães, italianos e poloneses. Todos eram trazidos sob a promessa de uma nova vida, longe dos inúmeros conflitos que corriam por toda a Europa.


O crescimento e a prosperidade de Blumenau


Tempos após a fundação da Blumenau, a colônia se transformou em uma cidade próspera e adotou uma estética bem diferente das demais. A agricultura, inicialmente baseada na produção de subsistência, passou a ser voltada para o mercado, com destaque para o cultivo de café, fumo e frutas.


O mesmo aconteceu com a indústria, que se desenvolveu graças à presença de imigrantes com os mais variados conhecimentos técnicos. Os recursos naturais, abundantes na região, certamente fizeram a diferença na fabricação de tecidos, móveis e produtos alimentícios diversos.


A preservação da cultura alemã


Uma das características mais marcantes de Blumenau é a forte preservação de sua cultura alemã. A língua, os costumes, a arquitetura e a gastronomia são alguns dos elementos que ainda hoje fazem parte do cotidiano da cidade.


A Oktoberfest, maior festa de cerveja da América Latina, é o evento mais conhecido de Blumenau e atrai milhares de visitantes ao redor do planeta. A celebração da cultura alemã está no cerne da cidade e é uma maneira de homenagear os pioneiros que construíram as suas primeiras fundações.


Blumenau na atualidade


Desde a fundação de Blumenau, a cidade se tornou moderna e dinâmica, com uma economia diversificada e um alto índice de desenvolvimento humano. Isso não significa que as suas raízes históricas tenham sido negligenciadas ao longo dos anos: muito pelo contrário, na verdade!


Basta passear brevemente por Blumenau para rapidamente identificar todos os elementos coloniais que compõem a cidade. Hotéis, bares, restaurantes, parques e ruas históricas aguardam você e toda a sua família.


O CHA Mime Hotel fica próximo ao centro de Blumenau e a menos de 10 km da Vila Germânica, onde acontece a Oktoberfest. Já fez a sua reserva, falando nisso?